sábado, 20 de setembro de 2008

DIETA SAÚDAVEL PARA DIABÉTICOS


As sugestões aqui dadas são para os diabéticos manterem os níveis de sangue sob o controle.
Faça uma dieta saudável e equilibrada, baseada em alimentos adequados. Se precisa de perder peso, consulte o seu médico ou nutricionista para que indiquem uma dieta adaptada às suas necessidades.
Faça refeições regulares; o número e frequência das refeições são em geral decididas conforme as conveniências.
Coma mais alimentos com amido e ricos em fibras, como pão integral, feijão verde, ervilhas e lentilhas. Estes alimentos dão origem a um aumento gradual de açúcar no sangue, pois as fibras tornam mais lenta a libertação da glucose.
Reduza as bebidas não alcoólicas adoçadas com açúcar, bolos, doces e chocolates. O açúcar é rapidamente absorvido e provoca um aumento rápido de glucose no sangue.
Coma muita fruta e legumes frescos, ricos em fibras solúveis e vitaminas. A fruta constitui um snack ideal, mas tenha o cuidado de não ingerir frutos muito doces, uvas ou mangas, em grande quantidade devido aos seus efeito sobre o nível de açúcar no sangue. Os frutos secos, como as tâmaras, por exemplo, são formas concentradas de açúcar, devendo por isso ser consumidos em quantidades reduzidas
Inclua sempre carnes, ovos ou queijos em pelo menos duas das suas refeições diárias. Faça-o em porções pequenas, se o excesso de peso o preocupa, lembre-se que o peixe e as leguminosas são alternativos de proteínas.
Reduza o consumo de gorduras que agravam o risco, de doenças coronárias entre os diabetéticos.
Limite a ingestão de sal e de alimentos salgados devido à maior susceptibilidade dos diabéticos para hipertensão arterial. Tenha cuidado com o sal incluindo em alimentos enlatados, fumados e processados.
Beba água ou bebidas sem açúcar.
Mantenha o consumo de álcool em níveis moderados

Saiba que…

· As diabetes não é provocada por consumo de açúcar em excesso nem por uma alimentação incorrecta e não podem ser apanhados.
· As pesquisas indicam a incidência da diabetes duplica de 10 em 10 anos
· O nível normal de glucose no sangue 70 e 120 mg//dl antes das refeições e entre 140 e 160 mg/ dl depois das refeições.



Sem comentários: