quarta-feira, 17 de setembro de 2008

INTOLERÂNCIA ALIMENTAR NOS BEBÉS

A intolerância alimentar é uma reacção é devido à má digestão/absorção de um alimento especifíco ou ingredientes presentes num dado alimento.

Os tipos mais comuns são as que dizem respeito aos hidratos de carbono, à galactose e à sacarose.
No entanto, a intolerância ao glúten também é muito comum. Ou outro tipos de intolerâncias incluem a intolerância ao álcool, a certos de fibras e aditivos alimentares, tais como os intensificadores de sabor ou conservantes aplicados nos alimentos.

A intolerância á lactose os sintomas (cólicas, gases, diarreia) desta intolerância manifestam -se 30 minutos a duas horas após a ingestão de alimentos com lactose.
Algumas crianças nascem sem a capacidade de produzir a lactase. No caso da criança ser alimentada com leite materno, o aleitamento deve ser mantido durante o maximo de tempo possivel. No caso de serem alimentadas a bibrão contendo leite de vaca, esta deve ser substituída por fórmulas especiais com redução de lactose.
Se a criança já bebe leite ou dirivados este devem ser retirados da alimentação.
A intolerancia à lactose nas crianças e até nos adultos pode conseguir tolerar o iogurte e noutros casos não.
A Intolerancia á Glucose e á galactose provoca os mesmos sintomas da lactose, mas não existem deficiências enzimáticas. Estes açúcares não são absorvidos.
A Intolerância á Sacarose é muito mais rara causada por uma deficiência na enzima da sacarase.

1 comentário:

Adriana Radio Tropical AM 1320 disse...

Amanha dia 11 de Agosto de 2010 as 08:00hs da manha, teremos uma entrevista na Rádio Tropical AM 1320 – Curitiba – Paraná, sobre INTOLERÂNCIA ALIMENTAR, INTESTINO PRESO,ADITIVOS QUÍMICOS, SEDENTARISMO com a Dra Juliana Trevelini. Programa Carlos Simões das 07:00hs as 09:00hs de segunda a sexta feira.
Pela web www.tropicalam1320.com.br/radio.html

Curitiba- Paraná- Rádio Tropical AM 1320 (41) 3266 1320
www.tropicalam1320.com.br