segunda-feira, 6 de outubro de 2008

DEPRESSÃO NERVOSA


A depressão é uma doença mental que se caracteriza por tristeza prolongada, perda de interesse por actividades quotidianas sentidas, perda de energia e cansaço.

Ter sentimentos depressivos é comum, sobretudo após situações traumaticas ou que nos influenciam negativamente. Nestes casos deve procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.


A depressão afecta pessoas de todas as idades, desde a infância à terceira idade, e se não for tratada, pode conduzir ao suicídio.

Pessoas com mais tendência à depressão:

  • Pessoas com episódios de depressão no passado;
  • Pessoas com história familiar de depressão;
  • Pessoas do género feminino – a depressão é mais frequente nas mulheres, ao longo de toda a vida, mas em especial durante a adolescência, no primeiro ano após o parto, menopausa e pós-menopausa;
  • Pessoas que sofrem um qualquer tipo de perda significativa, mais habitualmente a perda de alguém próximo;
  • Pessoas que coabitam com um familiar portador de doença grave e crónica (por exemplo, pessoas que cuidam de doentes com Alzheimer);
  • Pessoas com tendência para ansiedade e pânico;
  • Pessoas com profissões geradoras de stress ou em circunstâncias de vida que causem stress;
  • Pessoas com dependência de substâncias químicas (drogas) e álcool;
  • Pessoas idosas.
  • Pessoas com doenças irreversíveis



7 comentários:

Anónimo disse...

tenho alguns desses sintomas, mas sempre em seguida fico muito agrssiva e pensso em suicidio

Anónimo disse...

NESTE CASO TENHA FÉ EN DEUS PROCURE AJUDA ESPIRITUAL, LIBERTAÇÃO EN NOME DE JESUS SOMENTE ELE TE LIBERTARA DE TODA FORMA DE PERTUBAÇÃO!

Anónimo disse...

Tenho uma amiga que aprsenta alguns destes sintomas ela ja faz uso de clonazepam a mais de um ano pore´m não noto nenhuma melhora e gostaria de saber o que faço pra ajuda-la pois ela se recusa a buscar ajuda psicológica ou psiquiátrica.

triskele disse...

Não a muito a fazer tem mesmo de a convencer a ir a um médico pesiquitra ou um neurologista também a pode ajudar.
Não convem ela se auto-medicar.

triskele disse...

Deixo aqui o link de um outro site que é sobre Depressão http://curaparaadepressao.blogspot.pt
Ela que lei pois poderá ajuda-la arrumar algumas ideias e a identificar-se com alguns postes

Anónimo disse...

eEu sofro de depressão já á 7 anos, já andei na psiquiatra, fiz tratamento. E ainda hoje continuo a querer me suicidar, triste. Foi-me também diagnosticado pela psiquiatra, COMPORTAMENTO OBSESSIVO COMPULSIVO.Tenho de ter tudo milimetricamente arrumado. Mas a depressão continua.

triskele disse...

Inflizmente cada vez mais as pessoas sofrer depressões, as causas que provocam são diversas.
Há muitas pessoas com comportamentos obsessivos que nem sabem que os têm... Isso é provocado também pelo ritmo de vida que se vive.
Provavelmente já lhe devem ter aconselhado a fazer alguma coisa para exteriorizar tudo o que vai ai dentro nos seus pensamentos.
Pense em fazer exercicio fisico, que ajuda ao seu bem estar. A yoga ou mesmos, a exercicos de relaxamento pela respiração.
Pense também em fazer coisas que lhe deêm prazer, aconcelho a ler livros de auto-ajuda ou mesmo de psicologia positiva, tem de contrariar os seus pensamentos negativos e catastróficos que são muito comuns em pessoas com depressão.
Acredite em si, e pense que a vida vale a pena ser vivida, mesmo que tenhamos pedras no nosso caminho á que aprender a contornar essas pedras. Podemos não ser feliz com um caminho mas á tantos outros que se pode escolher! E preciso saber o que a faz sentir bem...
Mais do que qualquer coisa temos de tentar ser felizes, e porporcionarmos momentos felizes a nós mesmos.

Votos de bons pensamentos e acredito que vai ser capaz de vencer essa batalha, o ser humano tens mais força do que pensa!!!