terça-feira, 3 de abril de 2012

Tratamento para a hipertensão


Embora não exista cura para a Hipertensão Arterial ou tensão alta é possível um controle eficaz, baseado na mudança de hábitos de vida, e mesmo com uma medicação apropriada para a hipertensão melhorando a qualidade de vida do doente.

Certas medidas não relacionadas a medicamentos são úteis no manejo da Hipertensão Arterial, tais como

  • Moderação da ingestão de sal e alcool
  • Aumento na ingestão de alimentos ricos em potassio
  • Prática regular de actividade fisica
  • Fomentar práticas de gestão do stress
  • Manutenção do peso ideal (IMC 20 e 25 kg/m²).
  • Minimizar o uso de medicamentos que possam elevar a pressão arterial, como Anticoncepionais orais  e anti- inflamatórios

Prevenção da hipertensão

A prevenção é o processo de evitar o surgimento da hiepertensão, no entanto são tantos os factores que e dificil, as pessoas de origem afro estão mais sugeitas a ter hipertensão arterial do que a raça caucesiana.
Por isso temos de olhar para os nossos antecedentes para ficarmos a saber quais as, doenças que podem continuar de geração em geração.
A pressão arterial tende a aumentar com a idade com as alterações vasculares que acompanham o envelhecimento.
Mas existem medidas que podem  ajudar na prevenção:

  • Alimentação saudável.
  •  Consumo controlado de Sódio
  •   Consumo controlado de alcool, combate ao alcoolismo  
  •  Aumento do consumo de alimentos ricos em Potassio.
  • Combate ao sedentarismo
  • Combate ao tabagismo
  • Arranjar medidas anti-strees

Hipertensão arterial


A hipertensão arterial conhecida popularmente como pressão alta é uma das doenças com maior incidência no mundo moderno, tendo como causas da hereditariedade, a obsidade, o sedentarismo, o alcolismo, o stress, o tabaco e outras causas.

Considera-se hipertenso o indivíduo que mantém uma pressão arterial acima de 140 por 90 durante seguidos exames, de acordo com o protocolo médico. Ou seja, uma única medida de pressão não é suficiente para determinar a doença .doença .

A situação 14x9 inspira cuidados e atenção médica pelo risco cardiovascular.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Bem-estar Mental

Para o bem estar mental é necessário que a propria pessoa saiba aquilo que mais bem lhe faz, digamos assim.Deve procurar ambientes calmos e sem stress, deixar o stress para durante a semana e de preferência saber evita-lo o a mais possível.Durante a semana depois do trabalho deve aproveitar ir passear a pé por vota de 30 minutos uma hora para aliviar a tensão causada durante o dia.Deve criar em sua casa um ambiente acolhedor com cores que lhe transmitam calma.Uma outra dica deve tirar uns minutos por dia para poder fazer técnicas de relaxamento que lhe permitiram sentir-se com mais tempo para si próprio e para os seus pensamentos. Não a santo que aguente nunca ter tempo para nós próprios...

Exercício físico para fazer dentro de casa

1 - Faça flecções colocando-se bicos de pés e as duas mãos no chão. Comece com duas séries de cinco a oito vezes. Depois aumente para três séries de 10 a 15 vezes isto para os musculos das costas.
2 - Apoie a perna e o braço esquerdo na borda de uma cama ou mesa ou de um outro apoio qualquer seguro a não cair. E com a perna direita apoiada no chão, faça movimentos como se estivesse “a remar” com o braço direito. Segure os peso de dois quilos aproximadamente. Faça três séries de 15 vezes de cada lado
isto para os ombros.
3 - Em pé e braços esticados, faça movimentos para cima e para baixo segurando em pesos de meio quilo em cada mão. Faça três séries de 15 movimentos isto para Coxas e Glúteos
4 - Com a mão na cintura e a perna esquerda para frente e a direita para trás, leve o tronco para cima e para baixo. Faça três séries de 15 vezes. Troque as pernas e repita o movimento. de forma lenta e que calma o que também o vai ajudar a relaxar. Inspirando e expirando profundamente.
5 - Também em pé com as mãos na cintura e pés afastados, faça movimentos para cima e para baixo. Repita três séries de 15 movimentos.
6 - Em pé, apoie os braços em algum lugar seguro. Suba e desça o corpo. Repita o movimento em três séries de 15 vezes como se tivesse a fazer biceps
7 - Em pé, segure pesos aproximadamente de dois quilos e faça movimentos para cima e para baixo. Repita três séries de 15 vezes.
8 - Apoie os braços na beira da cama ou noutro lugar seguro e apenas o calcanhar no chão. Leve o tronco para cima e para baixo. Faça duas séries de 15 movimentos.
9 - Com uma manta de ginastica , apoie os cotovelos e os joelhos no chão. Leve a perna esquerda flectida para cima e para baixo. Faça três séries de 15 vezes de cada lado da perna.
10 - Deitada no chão e joelhos flectidos e mãos apoiadas na cabeça, contraia o abdomen e suba e desça uma parte do tronco. Tome cuidado para não curvar o pescoço para frente. Apenas a parte superior das costas deve sair do chão. Repita três séries de 15 movimentos.

Aqui fica uma ideia de exercicio dentro de casa...

pequenos almoços saudaveis

1º Sugestão
Uma tigela de cereais integrais muesli, morangos e leite magro.Um ovo mexido, uma tosta de pão integral, salada de fruta feita na hora e um copo de leite magro.Uma barrita de granola, uma maçã e um copo de leite magro.Um pão de cereais com creme de queijo magro e um pouco de compota 100% fruta, uma laranja e um iogurte.Um iogurte magro com um punhado de mirtilos misturadas e uma torrada de pão de cereais barrado com compota de fruta sem adição de açúcar.Uma taça de papas de aveia, uma banana e um iogurte magro.Duas fatias de pão integral, uma fatia de salmão fumado com baixo teor de sal e uma fatia de queijo magro e alguns morangos.

2º Sugestão bebidas

Podem adorar começar o dia com um café, mas saibam que existem outras bebidas que são bem mais remuneradoras de energia e de saúde ao longo do dia e que podem incluir todo o pequeno-almoço como:Batidos de fruta e iogurte repletos de vitaminas e anti oxidantes. Bata um punhado de frutos vermelhos com um iogurte, óleo de linhaça, uma banana e um punhado de cereais integrais.


Mas cada pessoa pode reenventar e fazer pequenos almoços e diversos pratos saudáveis.

Vida saúdavel-bem estar físico- bem estar mental

Para uma vida saudável é importante dietas saudáveis e também exercício físico capaz de fazer sem sair de casa a custo zero. Assim não a desculpa para dizer: o ginásio fica longe de casa fica pouco prático!Um dos problemas dos países modernos é a falta de espaço de lazer para fazer exercício físico, que inclua um ambiente natural pois nos bairros torna-se difícil o que acarecta uma falta de incentivo as pessoas para sair de casa e praticar algum exerecicio fisico como andar a pé, ao ar livre.O que leva ao aparecimento de obsidade.Neste blog vão estar discritas várias dietas saúdaveis como pequenos-almoços, almoços e jantares.E também vários exercicios fáceis de fazer em casa é preciso ter apenas um pouco de força de vontade. Nos somos o que comemos por isso a alimentação é muito importante e deve ser acompanhada de exercício físico. É essencial para uma vida mais longa e também muito importante para o bem estar mental.

Bem-estar Físico

O bem estar físico começa por tratarmos bem do nosso corpo e para isso é preciso sem duvida a conciliação de uma boa alimentação e exercício físico diário.Nos dias de hoje, com a agitação do dia a dia ficamos sem tempo de olharmos para o que comemos para além de uma vida sedentária que temos.Deve-se também ao aparecimento das novas tecnologias cada vez estamos mais horas sentados em frente ao computador e em frente a televisão.Quando acabamos de comer a tendência é sentar, e claro que isto acarreta uma serie de consequências físicas, desde má digestão, a má postura do corpo ao estar sentado, e a dificuldade de perder as calorias que ingerimos.